SAIBA MAIS SOBRE O PIX:
O QUE É O PIX?
O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos, desenvolvido e gerido pelo Banco Central do Brasil. Com o Pix, transferências e pagamentos são realizados em segundos, entre diferentes instituições e com tarifas reduzidas. O sistema funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.
É SEGURO UTILIZAR O PIX?
Sim. A segurança é um fator fundamental na estruturação do Pix, desde o começo de seu desenvolvimento. O Pix foi elaborado para proteger as etapas e os participantes das transferências financeiras. Ferramentas para garantir a confidencialidade e a autenticidade das informações proporcionam mais segurança para fazer e receber pagamentos, e também para a proteção de dados pessoais.
No Pix, as transações acontecem por mensagens criptografadas e assinadas digitalmente. As informações são armazenadas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), ambiente para promover a segurança das informações de pessoas físicas e jurídicas, e o combate a fraudes.
como minha empresa pode receber um pix?
Para que a sua empresa receba um Pix, você pode:
- Gerar um QR Code com as informações sobre o pagamento e disponibilizá-lo ao pagador;
- Informar sua chave Pix ao pagador. A chave Pix pode ser seu CNPJ, CPF, e-mail, telefone celular ou uma chave aleatória, gerada pelo sistema;
- Solicitar que o pagador adicione manualmente os dados bancários da sua empresa ao fazer a movimentação.
Os pagamentos com QR Code estão disponíveis em dois formatos:
- QR Code estático: um código utilizado para várias operações, simplificando as cobranças de comerciantes e lojistas;
- QR Code dinâmico: um código específico para cada operação, armazenando datas e informações sobre o pagador.
Com o Pix, a liquidação dos pagamentos é realizada em poucos segundos.
como emitir cobrança da minha empresa usando o pix?
Sua empresa pode gerar um QR Code de cobrança por meio de uma instituição financeira ou de pagamento autorizada a operar o Pix.
Fonte e mais informações sobre o Pix: Banco Central (https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/perguntaserespostaspix)